Pointer Alemão ou Braco Alemão de Pêlo Curto




O Pointer Alemão de Pêlo Curto, Braco Alemão de Pêlo Curto ou Kurzhaar, é uma raça de cães desenvolvida na Alemanha por volta do século XVII por caçadores flamengos. Sua história começa com os cães utilizados para caça de aves com redes, especialmente nos países do mediterrâneo, e em combinação com a falcoaria. Através da França, Espanha e Flandres, os cães apontadores chegaram às Cortes Alemãs. A característica particular desses cães era a sua habilidade de apontar a caça. Com a visão do cão, as aves eram abatidas em pleno vôo. Este foi o começo da transição do mero apontador para o versátil cão de caça a tiro. O Pointer Alemão surgiu de cruzamentos entre o Pointer Espanhol e cães conhecidos como scenthounds, exatamente com o objetivo de originar cães de caça mais versáteis, com habilidade de aponte e rastreamento. Também participaram da sua formação raças alemãs locais, algumas raças francesas, raças sortidas da Escandinávia, o Perdigueiro Alemão e o Braco Italiano. No final de 1800, criadores adicionaram o Pointer Inglês à linhagem, dando à raça as suas características definitivas. A raça só passou a ser reconhecida na Alemanha no fim do século XIX.

A aparência do Braco Alemão é de um cão aristocrático e harmonioso, com uma conformação que garante resistência, força e velocidade.

O Pointer Alemão é um cão alegre, inteligente, muito obediente, confiável, equilibrado, nem nervoso, nem tímido ou agressivo. Além de suas habilidades de aponte, rastreamento e apreensão, como cão de caça, o Pointer Alemão também pode ser uma ótima companhia como animal de estimação, sendo carinhoso e leal e ótimo com crianças. Também, geralmente, se dá bem com outros cães. Muito ativo, precisa de muitos exercícios diários, devendo ser criado, preferencialmente, em casas espaçosas.

O pêlo curto e áspero, com as seguintes colorações: marrom sólido, marrom com pequenas manchas brancas no peito e pernas, branco com máscara marrom, marrom mosqueado e as mesmas marcações em preto.  Manchas amarelas também são aceitas em pequena quantidade.


Voltar