Weimaraner


Existem muitas teorias a respeito da origem do Weimaraner. Porém, só uma coisa é certa: que o Weimaraner, que naquela época possuía grande parte de sangue de Cães de Guia (Leithund), foi criado na corte de Weimar no primeiro terço do século XIX. No meio do século, antes que a raça pura fosse iniciada, a criação estava principalmente nas mãos de caçadores profissionais e de guardas florestais na Alemanha Central, principalmente nas regiões de Weimar e Thuringia. Quando os dias dos cães de guia terminaram, os cães foram cruzados com os “Hühnerhund” e os criadores continuaram com esses cruzamentos. Aproximadamente, a partir de 1890, os cães foram produzidos de acordo com os planos de criação e a raça foi considerada satisfatória para ser inscrita em um livro de registro. Além do Weimaraner de Pêlo Curto, uma variedade de Weimaraner de Pêlo Longo apareceu, também, antes do século XX.


Cão de tamanho médio a grande, elegante e gracioso, o Weimaraner é encontrado somente na cor cinza: cinza-prateado, cinza-rato e cinza-cervo. É encontrado com pelagem curta ou longa. Seu pêlo é liso, macio e brilhoso, o que garante uma aparência bonita e harmoniosa. Seus olhos expressam inteligência e docilidade. Nos filhotes, os olhos são azuis-claros.


O Weimaraner é um cão de caça de excelente faro, temperamento amigável, obediente, ágil e com uma inteligência aguçada. Versátil e fácil de ser treinado, é um bom cão de guarda, porém sem agressividade. De musculatura forte, é um cão de caça hábil, atento, veloz e resistente ao trabalho. Devido ao porte grande e à sua origem como cão de caça, precisa de muito espaço e grande dose de exercícios.. O Weimaraner adapta-se melhor ao ambiente dentro da casa do que no quintal; é um cão que se torna infeliz se ficar preso em canis. Protetoras, as fêmeas adoram curtir e brincar com as crianças, que tratam como se fossem seus filhotes.


Voltar