Setter Inglês




O Setter Inglês é uma das raças de caça européias mais antigas, sendo conhecido desde o Século XIV como passarinheiro. Devido à sua habilidade natural, no seu desenvolvimento deu-se importância especial à sua capacidade de encontrar e apontar a caça em campos abertos.


Há evidências de que os antigos Setters descendem de cruzamentos entre o Pointer Espanhol, o Water Spaniel e o Springer Spaniel. No entanto, mesmo entre autoridades no assunto, não há um consenso quanto à sua origem. Foi o criador Edward Laverack, que estudou e determinou o padrão da raça a partir de 1860. Graças ao seu trabalho, o Setter Inglês foi reconhecido pelo Kennel Club Britânico em 1873.
O Setter Inglês é um cão de tamanho médio, de contorno bem definido, elegante na aparência e nos movimentos.

Muito ativo e dotado de um senso agudo para a caça, de natureza intensamente amigável e de bom caráter, o Setter Inglês é leal, extremamente apegado e fiel ao dono. É um cão muito inteligente e equilibrado, apreciado pelos donos por sua meiguice e grande beleza. Combina qualidades de um cão de trabalho ao 
perfil do tradicional cão da família, sendo também extremamente apegado às crianças. 


Como toda raça de caça, o Setter Inglês precisa de espaço para fazer seus exercícios diários, sendo um ótimo companheiro para quem gosta de caminhadas e outras atividades ao ar livre. Criada para atuar no campo, pode não se adaptar muito bem à vida nas cidades. 



Sua pelagem longa, lisa, densa e sedosa, requer escovação, pois apresenta tendência a formar bolos se o dono não for muito cuidadoso. Apresenta-se nas cores preto e branco (azul belton); laranja e branco (laranja belton); limão e branco (limão belton), fígado e branco (fígado belton); ou ainda tricolor, que é o azul belton e castanho ou fígado belton e castanho, todos sem grandes manchas pelo corpo. Porém, prefere-se as manchas (belton) sobre o corpo todo. “Belton” é o termo habitual usado para a descrição da típica pelagem salpicada do Setter Inglês, criada e divulgada por Mr. Edward Lavarack.

Voltar