Cocker Spaniel Americano



O Cocker Spaniel Americano originou-se a partir de cockers ingleses, levados para os Estados Unidos no fim do Século XIX. Criadores americanos, interessados em cães menores e mais leves do que o Cocker Spaniel Inglês, com características diferenciadas e de bom temperamento, iniciaram o desenvolvimento da raça.

A partir da década de 30, com a fundação do English Cocker Spaniel Club, o Cocker Americano foi reconhecido como uma raça independente pelo American Kennel Club em 1946. A partir desta declaração e após o término da segunda guerra, o Cocker Americano registrou um enorme crescimento no número de filhotes registrados nos Estados Unidos.

A raça se diferencia do Cocker Inglês pela estatura e cabeça menores, seguindo o tamanho padrão dos pássaros do Novo Mundo, e por possuir pêlos mais densos do que este. É um cão compacto, atarracado com uma cabeça refinada e bem cinzelada, com o conjunto totalmente balanceado. O Cocker Americano é um cão capaz de desenvolver considerável velocidade, combinada à grande resistência.

 O Cocker Spaniel Americano herdou a habilidade para a caça dos ingleses, sendo incansável na busca, minucioso, resistente e eficiente, especialmente em campo aberto, sua especialidade. A raça apresenta um temperamento equilibrado, sem nenhuma timidez. É um cão alegre, muito fiel e afetuoso, muito bom para crianças constituindo-se, assim, num excelente cão de companhia. Também é mais sociável com as visitas do que o Cocker Inglês. No Brasil ainda não é tão popular quanto este. Como é um cão muito ativo por natureza, necessita de muito exercício, com brincadeiras e passeios.

Sua pelagem é curta e fina na cabeça e, no resto do corpo, de comprimento médio, colada a ele. As orelhas, peito, abdômen e pernas são bem franjados, mas sem excesso a ponto de esconder as verdadeiras linhas e movimento de um Cocker Spaniel. Possui bastante subpêlo para proteção na água. A pelagem é sedosa, lisa ou ligeiramente ondulada e de uma textura que facilita os cuidados, devendo ser escovada diariamente. Pode apresentar os seguintes padrões de cores e marcações:

Preto: cor preta sólida, incluindo o preto com manchas castanhas.

Ascob (Any Solid Color Other than Black = qualquer outra cor sólida exceto preto): indo do creme mais claro até o vermelho mais escuro, incluindo marrom e marrom com manchas castanhas.

Particolor: duas ou mais cores definidas, uma das quais, necessariamente, branca. Preto e branco, vermelho e branco (o vermelho pode ter tons do creme mais claro ao vermelho escuro), marrom e branco e ruãos, incluindo essas cores com marcas de castanho.

Marcação castanho: o castanho pode ir do mais leve tom de creme até o mais escuro do vermelho, ficando restrita a 10%,  ou menos, da cor predominante.