Labrador

O Labrador originou-se a partir dos cães retriever (recuperadores; recolhedores) utilizados por pescadores do Canadá. Esses cães tinham uma dupla camada de pêlo, que repelia a água, eram fortes e muito resistentes. Uma das características mais marcantes do Labrador, o seu amor pela água, assim como sua grande habilidade como nadador, é conseqüência desta origem.

O labrador é um cão forte, com um excelente faro e muito ágil. Seu pêlo curto é inteiramente preto, amarelo ou marrom (fígado ou chocolate). O amarelo vai do creme claro ao vermelho raposa, podendo apresentar uma pequena mancha branca no peito.

Possuidor de bom temperamento, o labrador é um companheiro fiel, inteligente, vivo e obediente, com muita vontade de agradar. Adora crianças e brincadeiras. De natureza amigável, sem nenhum traço de agressividade ou de timidez, é capaz de se adaptar em qualquer lugar. O labrador é o cão ideal para pessoas que realmente gostam de cachorro. Aprecia muito a companhia do dono e tende a ficar deprimido e/ou entediado quando é deixado sozinho. Quando isso acontece começam a procurar coisas para fazer e acabam pegando objetos da casa para se distrair. Por isso, quem quer ter um labrador, deve saber que terá que disponibilizar um tempo para brincar e interagir com ele. É uma raça de comportamento muito ativo, precisando de exercícios regulares. Também precisa de brinquedos interessantes e que possa destruir sem que afete sua saúde.


A raça pode apresentar uma predisposição a desenvolver a displasia coxofemural, patologia caracterizada pela má formação da articulação coxofemural, que é a inserção do membro traseiro na cintura pélvica. O animal afetado começa a sentir dor e mancar quando anda, principalmente nos pisos mais escorregadios. Por isso é importante que ele não fique acima do peso e faça exercícios regularmente.