Golden Retriever


Existem duas diferentes teorias sobre a origem do Golden Retriever, porém é certo que eles foram desenvolvidos a partir de cruzamentos planejados, na Escócia no Século XVIII, por Sir Dudley Marjoribanks. 

Segundo uma delas, eles seriam fruto do cruzamento entre os antigos Russian Shhepdogs e o Bloodhound. Segundo a outra, visando obter cães de caça que, além de farejar e localizar as aves atingidas, fossem buscá-las  quando as caçadas ocorressem em regiões pantanosas ou em águas geladas. Assim, teriam sido feitos cruzamentos de Seters com St. John's Newfoundlands (um tipo de Terranova de uma variedade bem menor), aos quais, mais tarde, acrescentou-se o Spaniel D'Água Inglês e o Collie, surgindo, assim, o retriever de pêlo longo que originou os atuais Golden Retriever.

O Golden Retriever combina características como adoração à família e temperamento equilibrado. Gentil com crianças e muito brincalhões, demonstra grande apego aos donos. O Golden Retriever está entre as dez raças mais inteligentes do mundo, destacando-se em provas de agility e obediência. Por isso, também é muito usado como cão-guia para cegos.

O Golden Retriever é um cão tranqüilo, podendo ser criado, inclusive, em apartamentos. No entanto, necessita de exercícios, como passeios diários. 

Seu pêlo, liso ou ondulado, bem franjado, com subpêlo denso, requer escovação regular, apresentando-se em qualquer tom de dourado ou creme. O nome da raça, aliás, deve-se à sua coloração (Golden – dourado) e a seu papel de retriever (recuperador), nas caçadas.


Voltar