Cocker Spaniel Inglês

O Cocker Spaniel Inglês é conhecido desde o século XIV, quando era utilizado na falcoaria. Muitas pessoas chamaram este tipo de caça de “spaniel” acreditando que se originou na Espanha. Porém, a explicação mais aceita, é a de que “spaniel” derive da palavra céltica “spain”, que significa “coelho”, fortalecendo ainda mais a primeira função para a qual foram desenvolvidos.  No século XIX, a raça começou a ser utilizada na caça a galinhas-d’angola, investindo contra elas para forçarem-nas a levantar vôo e serem abatidas. O Cocker também atuava como retriever, buscando as presas e levando-as ao caçador.

A partir do século XVII foi amplamente aceita a palavra “spaniel”, especialmente na Inglaterra, tanto que no fim do século XIX o spaniel foi especificamente considerado uma raça inglesa. O Cocker Spaniel Inglês deu origem ao Cocker Spaniel Americano, variedade reconhecida pelo AKC (American Kennel Club) em 1946.  

O Cocker Spaniel Inglês é um cão altamente meigo, afetuoso, alegre e bem disposto. Sua vivacidade contagia quem convive com ele. Está sempre abanando a cauda para demonstrar sua alegria ao seu dono. Seu porte médio também contribui para sua popularidade. Assim, esta raça adapta-se bem a apartamentos, mas precisa de doses regulares de exercícios. Seus olhos tem uma expressão de inteligência e meiguice, porém alerta e esperto.

O Cocker Spaniel Inglês tem pêlos lisos, de textura sedosa, nunca de arame ou ondulado, não muito abundante, que formam franjas ao longo do corpo e nos membros anteriores. Com a pelagem de comprimento grande, precisa de uma escovação diária muito cuidadosa, principalmente para remover sujeiras. As orelhas de formato grande também exigem cuidados de higiene, prevenindo a otite.

Os cockers têm uma variedade muito grande de cores. Podem ser  sólidas, em que o cão é predominantemente preto, dourado, ou fígado e as partcolor, que são aquelas cujas cores sólidas estão misturadas com o branco. 

O Cocker Spaniel Inglês é muito guloso e tem tendência ao ganho de peso. Por ter orelhas de formato grande, os cuidados na higiene devem ser redobrados para que não desenvolvam otite, sendo necessário limpá-las uma vez por semana.



Voltar