Setter Irlandês




O Setter Irlandês Vermelho foi desenvolvido na Irlanda como um cão de trabalho para caçar. A raça é derivada do Setter Irlandês Vermelho e Branco (atualmente reconhecido como raça independente) e de um cão desconhecido de cor vermelho sólido, provavelmente spaniels ou outros setters.  Alguns autores consideram a possibilidade da participação, também, de pointers em sua formação. No século XVIII, os irlandeses precisavam de um cão que trabalhasse rápido, com um faro aguçado e grande o suficiente para ser visto à distância. Eles encontraram tais características nos setters vermelhos e brancos originados desses cruzamentos.

Os primeiros canis dos Irish Red Setters (Setters Vermelhos Irlandeses), como eram conhecidos até então, surgiram por volta de 1800. Em pouco tempo, esses cães ganharam fama por sua cor admirável. O Clube do Setter Irlandês Vermelho foi fundado em 1882 para promover a raça. O Clube emitiu um padrão da raça em 1886 e organizou trabalhos de campo e exposições para fixar o padrão da raça desde aquela época. Em 1998 o Clube publicou o estilo de trabalho para a raça. O padrão e o estilo de trabalho descrevem a forma física e a habilidade da raça para o trabalho.

O Setter Irlandês é um cão de caça de porte grande e pêlo longo, vigoroso, atlético, expressão gentil e balanceado. Seu nome deriva do verbo "to set", que significa apontar. Quando encontra a caça aguarda seu dono sentado, o que é um comportamento marcante da raça.

Dentre suas principais características estão a agilidade, a obediência, o excelente olfato e a grande energia. Inteligente, muito afetuoso e leal é extremamente brincalhão, adaptando-se facilmente à presença de crianças. É um cão sempre disposto à atividade e considerado incansável mesmo durante a caça, sendo um dos melhores cães como companheiro para quem pratica esportes ou atividades ao ar livre. Desenvolvido para a caça e com muita energia para gastar, é fundamental que seus donos dediquem pelo menos uma hora diária para exercitá-lo, sem o quê pode desenvolver ansiedade e gastar sua energia destruindo coisas da casa. Assim, não é considerado um cão apropriado para apartamentos. O que mais impressiona os criadores, de modo geral, é a capacidade do Setter de perceber situações de emergência e interagir para resolvê-las.

A sua pelagem é brilhante, lisa e bem assentada. Sua cor é um castanho intenso, sem qualquer traço preto. Por ter o pêlo longo, necessita de escovação geral uma vez por semana e a cada dois dias nas partes mais compridas.